top of page

Pará registra crescimento de 27% no turismo internacional e atrai olhares do mundo para a Amazônia

  • Pai D'égua
  • 25 de jun.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de jun.

O Pará está, definitivamente, no mapa do turismo mundial. De janeiro a maio de 2025, o estado recebeu 10.659 turistas estrangeiros, um crescimento expressivo de 27% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 8.388 visitantes internacionais. Os dados são da Embratur, em parceria com o Ministério do Turismo e a Polícia Federal.


Imagem ilustrativa do Rio Tomé-Açu - PA
Imagem ilustrativa do Rio Tomé-Açu - PA

O aumento reforça a tendência de valorização da Região Norte do Brasil, que vive um momento de protagonismo no cenário global, principalmente com a Amazônia no centro das atenções e a proximidade da 30ª Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém no próximo ano.


Amazônia em destaque

Além do Pará, o Amazonas também segue em alta. O estado vizinho saltou de 12.347 para 14.653 turistas internacionais, um crescimento de 18,7% no mesmo período. O movimento reforça o interesse crescente por experiências de turismo sustentável e de contato direto com a natureza.

Segundo o Ministério do Turismo, o Brasil como um todo tem vivido um momento histórico. Só nos primeiros cinco meses de 2025, o país já ultrapassou a marca de 4,8 milhões de visitantes estrangeiros, superando, inclusive, os números da Copa do Mundo de 2014.


Meta perto de ser batida

Com o desempenho atual, o Brasil já atingiu 70% da meta anual de 6,9 milhões de turistas internacionais, estabelecida pelo Plano Nacional de Turismo 2024–2027.


“Estamos no caminho certo para superar os 7 milhões de visitantes em um único ano". Destacou o Ministério em nota oficial.


Com a COP30 cada vez mais próxima, a expectativa é que o fluxo de turistas continue em alta, consolidando o Pará como um dos principais destinos do turismo internacional na Amazônia.


Em destaque

bottom of page